sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Breve História da Arquearia Montada

A arquearia montada surgiu provavelmente nas estepes da Eurásia, na borda oriental da Europa e na Ásia, há mais de 2500 anos atrás.
O homem já utilizava o arco e flechas para a caça e para a guerra, e, quando domesticou o cavalo e passou a montá-lo, passou a manejar o arco em cima do cavalo. Assim começou a arquearia montada.


Vários povos da antiguidade ficaram conhecidos como grandes cavaleiros e arqueiros, entre eles os povos nômades da estepe como os citas, os hunos, os mongóis, os magiares, os avaros, entre outros. Esses povos tinham um estilo de vida intimamente ligado ao cavalo, que tornava seu deslocamento pela estepe mais rápido, sua caça mais eficiente e seu exército mais combativo.


Outros povos, ainda que não fossem tão dependentes do cavalo, utilizaram arqueiros montados em seus exércitos para aumentar sua eficiência. Entre esses povos estão os chineses, os romanos, os persas e os japoneses.
Com a invenção e o aperfeiçoamento das armas de fogo portáteis, o arco tornou-se obsoleto como arma de guerra. No século XVI, foram aparecendo as primeiras unidades de cavalaria armadas com armas de fogo.


 


No século passado, a própria cavalaria deixou de ser eficiente na guerra. Aos poucos, o cavalo foi perdendo sua função como meio de transporte e sua importância para guerra foi reduzida.

A equitação deixa de ser uma ferramenta para formar soldados, e passa a ter um caráter de esporte e lazer. O mesmo aconteceu com a arquearia montada: embora ela tenha perdido sua função na guerra, hoje ela ressurge como uma modalidade esportiva e como uma forma de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário